Home > Destaques > Destaque Slider > Araguaia Convention & Visitors Bureau realiza viagem técnica à Bonito – MS

Araguaia Convention & Visitors Bureau realiza viagem técnica à Bonito – MS

Foto: Reprodução

À convite do Araguaia Convention & Visitors Bureau ( entidade representativa do setor turístico) e com apoio do Deputado Daltinho, uma comitiva de Barra do Garças, Pontal do Araguaia , Aragarças e General Carneiro , no período de 25 à 28 de maio realizou uma visita técnica à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul,  tendo incluído também no seu roteiro, o município de Bodoquena. 

O grupo foi recebido pelo prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares , pelo Secretário de Indústria, Turismo e Comércio Augusto Barbosa Mariano,  diretor de Turismo, Marcelo Gil da Silva e do Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Bonito, representando o secretário Hallem Jaser a Gestora do ISSQN, senhora Silvia Schmidt que nos explicaram o funcionamento e legislação do turismo local.

No período   foram ministradas 4 palestras:

A primeira palestra no dia 25, foi ministrada pelo Sr. Antonio Carlos Silveira (Tó) criador do sistema de “VOUCHER ÚNICO” em Bonito.

A segunda, foi conduzida pelo prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares e seus Secretários de Turismo Augusto Barbosa Mariano, diretor de Turismo, Marcelo Gil da Silva e do Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Bonito, representando o secretário Hallem Jaser a Gestora do ISSQN, senhora Silvia Schmidt que nos explicaram o funcionamento e legislação do turismo local.

 Na terceira teve como palestrantes o Presidente do FUMTUR e COMTUR local sr. Cícero Ramos Peralta e a quarta com  o guia Julio Cesar Gauna Machado da Associação de Guias de Turismo de Bonito. 

Para fazer qualquer passeio é necessário comprar o voucher em uma agência de turismo, os preços são tabelados. O Sistema de Voucher Único (guia de entrada nos atrativos) é fornecido apenas pelas agências de turismo. Esse sistema adotado pelo município é conhecido como modelo de organização e cuidado ambiental, com política de preservação dos seus atrativos turísticos naturais sustentados na capacidade de carga controlada.

É, também, fundamental para a manutenção da prática do turismo responsável e da preservação dos recursos naturais existentes na região. A limitação da quantidade de visitantes por dia em cada atrativo turístico é um dos principais fatores do sucesso do turismo realizado em Bonito.

A comitiva contou com 54 participantes, entre eles o Deputado Adalto de Freitas,  Joan Tertuliano Rosa ( Presidente do Convention) os vereadores da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Barra do Garças Dr. Neto, Alex Matos, Zé Gota E Dr. Kleber, Eduardo Jorge Oliveira (CVC Turismo) assim como representantes do IFMT, SEMA, CDL, Rotary, UFMT, Univar, Seduc, Unopar, Faculdade Cathedral, OAB, Aragarças, Pontal do Araguaia , Gen. Carneiro, empresários, jornalistas, fazendeiros, proprietários de locais com atrativos turísticos, técnicos, Engenheira Florestal Fabíola, Arquiteto Dionísio Carlos e guias de turismo,  entre outros.

A viagem técnica teve como objetivo, conhecer os atrativos turísticos e levantar   informações  sobre as ações e soluções encontradas pelos gestores, para transformar o município de pouco mais de 20.000 habitantes, em referência mundial no ECO- TURISMO SUSTENTÁVEL e  com isso encontrar formas de adequar e aplicar esses conhecimentos pra alavancar o desenvolvimento do turismo em nossa região.

Locais visitados:

Cachoeiras da Bodoquena – é consolidado como destino de natureza nos segmentos de ecoturismo e aventura. Lugar ideal para quem busca sintonia com a natureza. 

Rio Sucuri – (na Fazenda São Geraldo) As águas cristalinas de Bonito proporcionam experiência inesquecível de flutuação com snorkel nos rios e contemplação dos peixes e belezas subaquáticas,  onde você pode observar uma rica fauna e flora, sob águas de tons esverdeados e azulados.

 

 

Praia da Figueira – Uma série de atrativos compõe o complexo da Praia da Figueira, além da própria praia de lago, equipada com quiosques e bar da praia. Biribol, tirolesa, pedalinho, vôlei de praia, caiaque, quadriciclo, flutuação com snorkel, passeios de bicicleta e outras atividades estão à disposição.

Balneário do Sol – a mata nativa abriga macacos, araras, entre outros animais silvestres. O que chama a atenção são as águas cristalinas do Rio Formoso, onde turistas se refrescam.

Gruta do Lago Azul – A 20 quilômetros do centro de Bonito, um dos passeios mais procurados da cidade é a visita a esse lago de incríveis águas azuladas, com mais de 80 metros de profundidade, onde não é permitido nadar. Na área da gruta você observa formações rochosas belíssimas, enquanto percorre uma longa escada para se aproximar do lago

Porto da Ilha  – você tem uma série de atividades de lazer, como boia-cross, passeios a cavalo, mergulho scuba, mountain bike, stand-up paddle e flutuação com snorkel e rafting no Rio Formoso 

Por Sueny Ribeiro | Com Assessoria | Fotos: Sueny Ribeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *