Home > Destaques > Destaque normal > Barra do Garças – “Limpezas do rio não deram resultado”

Barra do Garças – “Limpezas do rio não deram resultado”

Para o vereador Garrincha dos Animais, as ações de limpeza e coleta de lixo em bairros e nas barrancas dos rios, na região de Barra do Garças, não têm dado resultado.

 

Ano a ano uma série de grupos promovem esse tipo de atividade, mas a população continua dispensando lixo inadequadamente.

“Em um parque do Canadá, fizeram [coleta de lixo] uma vez e não precisou fazer mais, porque a população se conscientizou”, foi o exemplo dado pelo vereador e idealizador da Associação Amigos dos Animais. Ele lembrou que há anos promove esse tipo de ação, paralelo a atividades semelhantes de outros grupos, e ressaltou que o lixo continua sendo acumulado, em áreas abertas, no meio da cidade, nas matas e nos rios Araguaia e Garças.

O assunto veio à tona em sessão na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (30/9). Na ocasião, os parlamentares comentavam as ações em prol do meio ambiente que marcaram o último fim de semana.

“Há anos, fizemos a primeira limpeza de rio e até hoje não deu resultado”, disse. O vereador parabenizou as ações do fim de semana, e todas as demais que aconteceram ao longo do ano, e sugeriu uma mudança de estratégia quanto à questão ambiental no município. Segundo ele, trabalhar a conscientização com crianças, mais propensas a mudarem seus hábitos, seria mais eficaz.

Em Barra do Garças, a Educação Ambiental com crianças em idade escolar já acontece, através da Secretaria de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente. Segundo o secretário Lucio Violin, ações de sensibilização ocorrem constantemente em escolas do município.

A campanha Ambientalistas Mirins lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Barra do Garças, no sábado, também é voltada a esse público. O objetivo é promover atividades de conscientização com crianças de 5 a 12 anos de idade.

Semana7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *