Home > Destaques > Destaque normal > CHUVAS – Plano de Contingência contra desastres é apresentado em reunião do Conselho de Defesa Civil

CHUVAS – Plano de Contingência contra desastres é apresentado em reunião do Conselho de Defesa Civil

 

Barra do Garças será a primeira cidade de Mato Grosso a ter um Plano de Contingência contra possíveis desastres naturais.

 

O esboço foi apresentado nessa sexta-feira (14), ao colegiado de membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil em reunião realizado na Prefeitura, atendendo recomendação do prefeito Roberto Farias com o apoio da Câmara Municipal.

O rascunho foi elaborado a partir do relatório apresentado pelos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentando 22 pontos vulneráveis em Barra do Garças. As áreas de riscos foram mapeadas nos bairros Santo Antônio, Serrinha, União, Jardim Amazônia I e II, Jardim Nova Barra Sul, Jardim Nova Barra Norte, Residencial Nova Barra do Garças, regiões de córregos, riachos e nos rios Garças e Araguaia.

Com o relatório em mãos, a Coordenadoria da Defesa Civil, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, elaborou uma prévia do Plano de Contingência, que foi apresentado às instituições que fazem parte do Conselho para análise, apresentações de propostas e adequações que serão inseridas no plano final, que será apresentado em audiência pública no dia no dia 28 de março.

“A reunião contou com 99% dos integrantes do Conselho, que o demonstra a preocupação das instituições com a ocorrência de desastres naturais. Todos conheceram a peça inicial e esperamos concluí-la no final de março, cumprindo o que determina a Lei 12.608, onde realizaremos uma audiência de apresentação desse plano contra movimento de massas, alagamentos e inundações, e deslizamentos de blocos”, disse o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Borges.

O coordenador agradeceu o apoio irrestrito do secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, coronel César Viana de Brun; do superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo Augusto Reveles; coordenador operacional de Defesa Civil, sargento Roque Cezar Machado, do assistente técnico, Benedito de Araújo Gomes; do técnico em Defesa Civil, sargento Bruno; do gerente de Serviço de Monitoramento Estadual, Wellington e da equipe local, Acksa Farias, Tainara e Artur.

Paulo Henrique faz também um agradecimento especial as forças de segurança de Barra do Garças, e instituições públicas e privadas do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, que não tem medido esforços na realização em colaborar com esse trabalho diante dos riscos que podem ocorrer em períodos distintos no município.

Prestigiaram a reunião da Coordenadoria, os vereadores Murilo Valoes, Zé Gota e Garrincha.

Edevilson Arneiro/Secom-BG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *